Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Folclore

Muitos livros espalhados pelas mesas, uma dose de alegria e uma pitada de boa vontade foram suficientes para reavivar a memória e inundar a sala de leitura com cantigas de roda e de ninar, parlendas, adivinhas, trava-línguas, adivinhas e quadrinhas populares.

Olhinhos atentos e risadas gostosas prepararam para o próximo passo: a apresentação de personagens da mitologia brasileira tão esquecidos e até desconhecidos da criançada. Neste momento, entraram em cena dois livros da trilogia escrita por Luciana Garcia e ilustrada por Roger Cruz: O mais misterioso do folclore e O mais assustador do folclore, Editora Caramelo/ Siciliano. O primeiro, O mais legal do folclore, desapareceu inexplicavelmente há algum tempo! Não é o Saci que esconde objetos? Todos os livros, além de apresentarem os fantásticos mitos do folclore brasileiro, são histórias interativas em que o leitor participa do processo de investigação a fim de desvendar mistérios.


A loura do banheiro, A moça de branco, a Cuca, o Chupa-cabra e Cabra-cabriola sempre assustam e fazem sucesso, mas os desconhecidos Labatut, Gorjala, Pernafina, Tutu, Zumbi, Quibungo e Pisadeira arrepiaram e provocaram risadas e desconfiança de alguns: "É verdade, tia?" Os mais crédulos dizem que já viram, mas o humor da narrativa de Luciana Garcia quebra o clima de terror. Percebe-se também a identificação com os desenhos do experiente Roger Cruz, autor e desenhista de HQs como X-Men.



Seria interessante ler a entrevista que a escritora e jornalista concedeu à revista Ciência Hoje aqui. O ilustrador mantém atualizados seus blogs e sites. É só acessar o principal aqui e vocês vão descobrir o seu fantástico trabalho. Quando tem tempo, ele agradece e responde.
O mais gratificante é receber o elogio na saída da escola: "Fátima, as crianças adoraram as histórias de terror que você contou!" Tomara que durmam com os anjos!

3 comentários:

Rosângela Castilho disse...

Oi Fátima!!!
Adorei o seu blog!!! Tem ótimas sugestões.
Na 6ª feira participei da IV Jornada de Informática e o palestrante foi 10!!!- Profº José Carlos Antonio.
Na palestra ele falou sobre os blogs e sua importância no nosso trabalho pedagógico.
Eu criei o meu 1º blog na 6ª feira. Passa lá !!! Sua opinião é importante!
Beijos Rosângela Castilho

Luciana Garcia disse...

Fátima, sou a Luciana Garcia, autora dos livros. Cai na sua página sem querer e achei superfofa! Você captou exatamente o espírito dos livros, e fico feliz em ver o excelente trabalho que está fazendo (seu envolvimento torna isso evidente). Obrigada a você e a todos os educadores que trabalham com amor e fazem melhor a vida das nossas crianças! Um beijo grande!

Fátima Campilho disse...

Luciana, eu estou feliz por ter gostado. Faço mesmo o que gosto porque sou apaixonada por livros e literatura.
Abraços

Related Posts with Thumbnails